segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

NOSSO MARAVILHOSO SOL 

VITAMINA D 

-Nome em português: vitamina D (às vezes chamada de vitamina do sol). 
-A forma ativa da vitamina D, transformada no organismo, é chamada calcitriol.
-A vitamina D, como o colecalciferol e o ergosterol, adquiridos pela alimentação, por suplementos alimentares, assim como a vitamina D sintetizada na pele pelo efeito da luz do sol (raios UVB), deve passar pelo fígado para ser transformado em vitamina D3 25OH (determina-se a dose deste hormônio para saber a quantidade de vitamina D no corpo, e pelos rins ou outras células do corpo (próstata, mama, cólon ...) para ser finalmente convertida na sua forma ativa, o calcitriol (1,25 vitamina D, 1,25-di-hidroxicolecalciferol ou 1,25-di-hidroxivitamina D) ou vitamina D.


-ONDE PODEMOS ENCONTRAR A VITAMINA D?
Nos alimentos; No óleo de fígado de bacalhau (1 colher de sopa de fígado de bacalhau contém 1.360 UI de vitamina D), peixes gordos, salmão, fígado de frango, margarina, gema de ovo, produtos lácteos integrais e semi-desnatados, cereais, etc.
-A luz solar (raios UVB)
-A vitamina D pode ser sintetizada na pele por efeito dos raios UVB do sol (também os raios UVB de cabines de bronzeamento). Em muitos países é a principal fonte de vitamina D.
-Para a maioria das pessoas a síntese de vitamina D a partir da luz solar representa cerca de 80 a 100% da ingestão de vitamina D.

-Suplemento alimentar
Pode-se encontrar a vitamina D em suplementos alimentares (cápsulas, gotas), consulte o farmacêutico.
-
Outras recomendações para o uso de vitamina D
Algumas mídias e médicos recomendam:
- Até 1 ano: 400 a 1000 UI/dia de vitamina D.
- De 1 a 18 anos: 600 a 1000 UI/dia de vitamina D.
- A partir de 19 anos: 1.500 a 2.000 Ul/dia de vitamina D.

-INDICAÇÕES VITAMINA D-
Osteoporose- Prevenção da osteoporose, manutenção do equilíbrio do cálcio, que contribui na formação de ossos e dentes (especialmente nas crianças), ajuda na coagulação, na redução de fraturas por queda (de acordo com um estudo publicado em 2009 no British Medical Journal, as preparações de vitamina D reduzem o risco geral de fratura em 14%, para fraturas de quadril a diminuição é de 9%).
- Prevenção do câncer, como no livro "Câncer" de David Servan-Schreiber, particularmente o câncer colorretal. Também na prevenção do câncer de pele (possível efeito contra o câncer, os estudos são contraditórios).
- Prevenção de doenças cardiovasculares (possível efeito, os estudos são contraditórios).
- Lúpus e outras doenças autoimunes (possível efeito, os estudos são contraditórios).
- Esclerose múltipla (possível efeito). Ler dicas de terapia e dicas de prevenção da esclerose múltipla para maiores informações.

CARÊNCIA
Deficiência de vitamina D - consequências para a saúde-
- Problemas ósseos e dentários, osteoporose, raquitismo nas crianças, osteomalácia nos adultos, agitação ...
-Os médicos podem pedir a dosagem de vitamina D, em particular, um conhecido metabólito chamado vitamina D3 25OH, no sangue. ---Uma quantidade de vitamina D3 25OH é considerada normal entre 30 e 100 ng/ml, valor limite de 20 a 30 ng/ml, insuficiente para 10 a 20 ng/ml e deficiência importante para menos de 10 ng/ml. (fonte: Jornal Clinic Endocrinology Metabolism, 2005).

-Possíveis causas de deficiência de vitamina D
- Má alimentação, falta de exposição ao sol, certos medicamentos como a cortisona e anti-epilépticos, pessoas que realizaram cirurgia bariátrica.

-PROBLEMAS EM CASO DE EXCESSO
- Mais do que 1800 UI por dia, risco de toxicidade em crianças e nos adultos sintomas intestinais (diarreia), anorexia.

-NOTAS
- As crianças pouco expostas ao sol podem desenvolver raquitismo.
- É aconselhável se expor ao sol todos os dias por cerca de 20 minutos, especialmente no final da primavera e no verão, sem o uso de protetor solar (ler o artigo sobre o dilema da exposição ao sol), pois este absorve uma quantidade muito grande de UVB. Durante o uso de filtros solares, a síntese da vitamina D é muito baixa.
No verão, estima-se que o organismo produza em 20 minutos cerca de 10.000 UI de vitamina D.
Algumas fontes estimam que a exposição ao sol por 5 minutos 3 vezes por semana seria suficiente para sintetizar a vitamina D em quantidades necessárias.
A duração desta exposição depende de vários fatores tais como o tipo de pele, o período do ano e do dia, além da latitude. Pessoas com pele escura demoram mais tempo para sintetizar a vitamina D (cerca de 20-30 minutos) do que as pessoas com pele clara (cerca de 10 minutos).
Sempre evitar exposição excessiva ao sol, um risco significativo de câncer de pele.
Sabemos também que à medida que envelhecemos, a produção de vitamina D a partir do sol é menos eficaz, nesse caso é fortemente recomendado tomar a vitamina D como suplemento alimentar.
Como a vitamina D é uma molécula solúvel em gordura, permanece armazenada no tecido adiposo e pode ser liberada depois de vários meses, especialmente no inverno. Em outras palavras, uma pessoa bem exposta ao sol no verão pode desfrutar de vários meses de vitamina em quantidade suficiente.
- Para as mulheres grávidas, lactantes e com crianças pequenas, o suplemento de vitamina D é necessário. Converse com seu médico para a dose recomendada. Leia acima também
- Vários estudos têm mostrado e mostrarão (ainda faltam estudos clínicos para confirmar 100% de eficiência) que a vitamina D consumida na dose certa (não exceder a dose diária) pode ter um efeito curativo ou preventivo contra diversas doenças crônicas, como o câncer, lúpus e outras doenças autoimunes. Isso faz com que a vitamina D seja uma das vitaminas mais interessantes e úteis em termos médicos.
- No entanto, alguns especialistas são mais críticos e afirmam que a maioria das pessoas começa a sofrer de uma deficiência de vitamina D a partir da idade de 65 anos, ou seja, a falta de vitamina D é relativamente rara antes dos 65 anos. Esses especialistas criticam a ideia de pensar que a vitamina D seria uma cura milagrosa, no fim, poucos estudos científicos de referência e em grande escala mostraram os resultados de forma clara e evidente.
- É impossível ter intoxicação por vitamina D em casos de exposição prolongada ao sol.
- Se a administração de vitamina D for através de suplemento alimentar é possível consumi-lo antes, durante ou depois da refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário